segunda-feira, 22 de novembro de 2010

RELATO DO PLANO DE AULA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTORIA II
PROFESSOR: RICARDO PACHECO
ALUNA: AURICEIA MELO



Está aula foi realizada na Escola Municipal Creusa de Freitas Cavalcante, que fica no bairro do Torrões em Recife, com um turma do primeiro ano do primeiro ciclo, que tem 17 alunos, no horário da manhã.

Relato do plano de aula
Depois de ler o texto, A aula como forma de organização de ensino, de Libâneo, vi que antes do inicio da aula, devemos preparar o aluno para criar condições de estudo como: mobilização da atenção para criar uma atitude favorável ao estudo. Daí, na primeira atividade o primeiro momento da aula foi iniciado com uma conversa sobre as brincadeiras que as crianças conhecem e gostam de brincar. Todos os alunos participaram falando do que gostam de brincar. Em uma folha de cartolina que já estava colada na parede, foi escrito tudo que as crianças falaram. A brincadeira que eles mais falaram foi: bonecos, bonecas, bicicleta, carrinho, vídeo game, bola, pipa, pega-pega, pular corda (que brincam na escola), pião, bola de gude e esconder.
No segundo momento foi apresentado para as crianças o quadro Jogos Infantis, do artista Pieter Briengehel do ano de 1560.
A obra foi colada no quadro, na altura dos alunos, para que eles pudessem observar todos os detalhes. Primeiro a turma foi olhar o quadro em grupos de quatro, porque se fosse todos de uma vez iria haver confusão e ninguém ia ver nada. Durante a observação foram feitas perguntas como: os que eles estavam vendo, se conheciam as brincadeiras, se tinha muitas ou poucas brincadeiras, se eram crianças ou adultos, onde estavam brincando e como era as roupas usadas e porque. As respostas foram bastante interessantes, na primeira eles perceberam logo que eram brincadeiras, na segunda eles identificaram algumas brincadeiras, foi perguntado se eles brincavam, disseram que não, mas já conheciam algumas como: perna de pau, argolas e briga de galo. A terceira pergunta foi difícil responder, porque não dava para contar as brincadeiras do quadro, mas foi informado para as crianças que eram 84 e que o quadro foi pintado no ano de 1560, bem antes dos avós dos avós deles nascerem. Houve aluno que respondeu que quem estava brincando eram adultos por causa das roupas, alguns ficaram em dúvida, dizendo que adulto não brinca. Novamente foi informado para a turma que naquele tempo as crianças e os adultos usavam roupas daquele jeito e que as crianças usavam roupas iguais ao adulto. Teve gente que respondeu que eles estavam brincando na rua porque não passa carro, e que onde ele mora não pode brincar na rua.
No terceiro momento as respostas dos alunos foram organizadas em uma folha de cartolina e fixadas na parede junto a outra.
Segunda atividade: No primeiro momento os alunos foram informados que iam para a sala de informática assistir a um vídeo da TV escola e que o vídeo mostra as brincadeiras e jogos de outro pais. O primeiro vídeo que as crianças assistiram foi em Kossovo, onde crianças mostram como brincam no recreio e na comunidade.
Conforme diz Libâneo (pag. 179), que a estruturação da aula é um processo que implica criatividade e flexibilidade do professor, isto é, a perspicácia de saber o que fazer frente a situações didáticas especificas, cujo rumo nem sempre é previsível. Pois, aconteceu que o segundo vídeo não foi possível assistirem, porque os computadores estavam travando e demorando muito para carregar o vídeo. Portanto, os alunos não precisaram sair da sala de informática, foi pedido ao monitor da para colocar uma atividade lúdica, as crianças adoraram, porque foi jogo de quebra cabeça e da memória.
No segundo momento, já de volta na sala de aula, foi solicitado que as crianças observassem novamente o quadro Jogos Infantis e fizesse uma comparação com o vídeo, identificando as brincadeiras no quadro. Houve uma roda de conversa, onde foi perguntado se ao assistirem o vídeo eles perceberam alguma diferença nas brincadeiras. As respostas foi quase as mesmas, falaram que não conheciam aquelas brincadeiras e que gostariam de brincar.
Terceira atividade: no primeiro momento as crianças trouxeram as entrevistas feitas com as pessoas mais velhas de sua casa, como elas brincavam. Foi feita uma comparação com as respostas e construída uma tabela para saber o que as pessoas mais brincavam. No segundo momento os alunos participaram de um jogo onde elas pegavam uma figura e tinham que identificar no quadro a brincadeira e o nome dela. No terceiro momento as crianças foram para o pátio vivenciar algumas brincadeiras. Foi tirada fotografias. Voltando para a sala, as crianças desenharam elas brincando do que mais gostaram.
Em cada momento a turma fez atividades do tipo caça-palavras, palavras cruzadas, poemas que falam de brincadeiras e escritas dos nomes das brincadeiras.
No sábado, dia 20 de novembro houve na escola uma feira de conhecimentos, onde os alunos apresentaram brinquedos e brincadeiras que existem há muito tempo e as crianças de hoje ainda brincam. Foi muito interessante, porque eles conseguiram fazer uma relação temporal entre o passado e o presente ao falarem para as pessoas, que aqueles brinquedos já tinham sido brincados pelos seus bisavôs e que hoje elas brincam com os mesmos.

Fotos tiradas durante as atividades









Sala de informática onde eles fora assistir o video






Vivenciando os jogos

Pula carniça


Equilíbrio do cabo da vassoura







Cabo de guerra


Cabra - cega



Brincadeira de roda


Pular corda







Apresentação expositiva dos brinquedos

Um comentário:

  1. Bom relatório.
    É perceptível o esforço de justificar a prática com a leitura de Libâneo.

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